Dicas para combater a preguiça

Sendo hoje o Dia Internacional da Preguiça decidi presentear-vos com algumas dicar para combater aquela preguiça boa mas que ataca sempre quando menos esperamos. Hoje por exemplo não me apetecia ir ao ginásio mas lá fiz o esforço e levantei-me com este frio. Agora estou frente ao PC a escrever isto, se estou com vontade? Nem por isso, mas faço o esforço, ok?


- Certifica-te que não estás sobrecarregada - Se tiveres demasiado trabalho a tua vontade de o fazer vai ser menor. Tenta fazer tudo a seu tempo e planeia sempre antes de aceitares novas tarefas. 

- Estás motivada? - Para mexer é preciso motivação. Arranja uma amiga para ir contigo ao ginásio ou que não te deixe ficar sossegada em casa. Presenteia-te, come um doce qualquer coisa mas jamais te deixes ir abaixo. 


- Estás rodeada de preguiçosos? - Se os que te rodeiam são piores que tu é normal que não arranjes forças para te motivar. A preguiça pega-se, não te deixes apanhar por ela.

- Valoriza o teu tempo - Se tempo é dinheiro, eu vou gasta-lo contigo como diz a música, então valoriza o teu tempo. O dia tem 24 horas basta organiza-lo e tens tempo para tudo, até mesmo para preguiçar.


- Muda a tua forma de pensar/agir - Ah, amanhã tenho tempo! O esperar pelo amanhã dá merda, sabes porque? Porque aquele trabalho que tens de enviar pode não querer "anexar-se" ao e-mail ou a impressora vira-se contra ti. 
Outra coisa importante, se uma amiga te convida para sair, vai! Não fiques em casa, pode ser que conheças alguém interessante. 

- Valoriza as tuas tarefas - Limpar a casa pode ser uma tarefa difícil e que requer muita paciência mas só tu é que sabes como queres as coisas. Pode ser uma tarefa da chácha mas tu consegues fazê-la.


- Cria novos hábitos - Acordar mais cedo, organizar melhor as tuas tarefas, privilegia o que mais gostas. Cria novas rotinas, não te deixes cair na rotina, pois a rotina é aliada da preguiça.

- Faz pausas - Sabe bem parar, há patrões que gostam de tudo à pressa ou tudo de seguida mas o nosso cérebro não aguenta tanta coisa ao mesmo tempo. Dá uma volta ao escritório, vai tomar um café e tira um tempinho para ti. Preguiçar é bom. 


- Procura alternativas - Se a preguiça não te larga é porque estás a fazer alguma coisa de errado. Por exemplo, se depois de almoço te apetece ver tv tenta 1º acabar as tarefas principais. Só te apetece ver tv e tens um monte de roupa para passar, faz as 2 coisas ao mesmo tempo. 

- Se tu não mudas, nada vai mudar - Não preciso de explicar. Há coisas que só tu podes fazer e a preguiça não te vai levar a lado nenhum. Queres perder peso mas passas os dias alapada ao sofá, queres o que? Os milagres não acontecem.

2 comentários:

Melanie Moreira disse...

Muito, muito obrigada por estas dicas!!

Beijinhos
That Girl

Nea ☽ disse...

Boas dicas!!