As 10 perguntas "parvas" que se fazem quando se vai à nutricionista


- Quantos quilos posso perder por semana? - O pessoal que faz esta pergunta não teve pressa de engordar mas está cá com uma pica para emagrecer. O que acontece na maioria das vezes é emagrecerem tudo e depois acabam por perder o hábito saudável e voltam a comer merdas e deixam o exercício físico de lado. Mais vale pouco mas definitivo, não?

- Posso comer chocolate? - Esta pergunta é geral. Poder podes, mas com moderação e não em abuso - por exemplo, uma tablete de uma vez só vez. O chocolate preto ajuda a acelerar o metabolismo e de vez em quando não faz mal nenhum. 


- Posso deixar de comer pão? - Os hidratos de carbono também fazem falta, mas antes de os deixares de vez, fala com a tua nutricionista, ela vai indicar-te outros alimentos que poderão substituir o pão.


- Tenho mesmo que deixar o álcool? - Deixar, deixar, deixar não, mas é tal e qual como o chocolate. Sempre com moderação. Podes continuar a beber aquele copinho de vinho mas quando fores sair com as amigas nada de abusos não só não passas figuras como também poupas uns trocos e é sempre bom relembrar que não precisas de álcool para te divertires.


- Tenho mesmo que fazer exercício? - Se te dizer que vais emagrecer sentada no sofá, acreditas? Dizem os especialistas que grande parte da nossa dieta vem da alimentação e o resto vem do exercício. Uma dieta vem sempre acompanhada de movimento. Jamais uma nutricionista te dirá - "vais emagrecer se comeres só isto", ela vai indicar sempre mas sempre exercício físico.

- Posso ir ao Mac? - Podes, há lá chá para ti. Há rumores que um hambúrguer vegetariano está a caminho, são boas notícias. Mas há também sempre outras opções de restaurantes de fast food. Há o Vitaminas, há a Companhia das Sandes e há sempre uma casa das sopas. És tu quem decide onde deves comer. Ok, podes ir ao Mac, mas de 15 em 15 dias... Mas tenta alterar isso, ok?


- O que devo comer num restaurante? - Como já disse no ponto anterior, há sempre outras opções. Se somos convidadas a ir a um jantar da empresa, tenta encher o prato de salada e depois vais à proteína. Se as nossas amigas querem ir lanchar, tenta escolher opções saudáveis. Se elas comem Mac às 18h, opta por um chá e um pacote de bolachas. Ok, parece estúpido mas estás a fazer a escolha correcta. Lá porque os outros comem fast food como lanche não significa que devas fazer o mesmo. 

- Em caso de fome, o que devo comer? - Há sempre bons snacks para afastar a fome repentina. Bolachas de milho, queijo babybel, sementes entre outros. Opta por fazer refeições de 3 em 3 horas e vais ver que essa fome acaba por desaparecer. 


- Mas as coisas saudáveis são caras, como faço? - Mais vale nisso no que consultas e medicamentos, não é? Bastam 10 minutos para olhares para os folhetos online e perceberes onde há boas promoções. As marcas brancas também são boas, acreditem ou não, mas os iogurtes sólidos magros da marca continente são os melhores que andam ai e são 6 por 1.92€. O queijo Quark custa 0,89€ e serve para muita coisa. Percam um pouco do vosso tempo e vejam os folhetos, todas as semanas há produtos saudáveis com muito boas promoções.

- E se engordar? - Não te deixes ir a abaixo e recomeça. Sabes quantas vezes voltei a ver aquele número horrível na balança? Não desisti e não o tenciono fazer. Mexe-te, faz boas escolhas que os resultados um dia vão aparecer, basta acreditar.

5 comentários:

Swonkie disse...

Olá :) Enviamos um convite para o teu email.
Contamos contigo? :)

Anónimo disse...

Só roupinhas giras.
Adorei as dicas, só n sou adepta do exercício físico e é perfeitamente possível emagrecer sem ele ;)

Melanie Moreira disse...

Perguntas, às vezes, sem nexo!

Beijinhos
That Girl

Anónimo disse...

Algumas pessoas pensam que ter uma alimentação saudável chega e pronto, mas o nosso corpo foi feito para se mover! Não acho que a opção vegetariana do mac seja a melhor opção mesmo assim!E o lema do " barato sai caro" também se aplica na alimentação. Se investirmos na nossa saúde agora, mais tarde não vamos perder o nosso dinheiro em consultas e afins.. Foram umas boas dicas!
Beijinhos

www.andreiapereirablog.com

Marta Chan disse...

Taoooo verdade! Eu estou mesmo decidida a emagrecer, não vai ser fácil. Inclusive comprei um caderno bem giro onde vou colocar a minha foto de bikini de frente e de lado e depois vou escrever todos os meus desaforos e angústias. Sempre que tiver uma recaída e tiver a comer um pacote inteiro de Doritos vou olhar para a primeira foto. A sério.


Viver a Viajar