Hallo quê? #TimSemPudor

Quando era mais nova ia com os meus amigos aqui do bairro ao pão por Deus. Começávamos às 9h e organizávamo-nos de forma a irmos às casas todas. Dávamos por terminado ao meio dia e à tarde eles vinham lanchar a minha casa. Recordo-me tão bem da última vez que fui, tinha 11 anos e éramos 5 no total. Ganhámos tanta coisa, desde ovos a marmelada, passando pelo Tulicreme e bolachas Maria.  

Passaram 15 anos e a tradição é outra. O dito Halloween veio para ficar e tem ganho cada vez mais fãs. Desde os fatos às guloseimas, os portugueses deixaram-se encantar com este Feriado que de nada tem de português. 
O ano passado jovens adultos (gajos com 30 anos) lançaram ovos à casa dos meus avós. Sujaram-lhe as paredes todas. No dia seguinte ninguém arcou com as culpas. Qual é a piada disto? Por aqui, houve quem tivesse ficado com as janelas de casa partidas. Qual é a piada disto? Riscaram carros e ainda andaram até às tantas a tocar às campainhas. Qual é a piada disto?
O português não sabe brincar ao Halloween, a não ser que Halloween signifique vandalismo. As crianças não têm a culpa mas os adultos podiam respeitar mais as pessoas. O Halloween é parecido ao Carnaval mas com sangue, ok? 

Para celebrar o nosso feriado basta termos um saco do pão e pernas para andar. Já no caso do feriado americano esse envolve mais acessórios - máscaras monstruosas, acessórios para a "partida" e a dita maquilhagem.
Na minha opinião o Halloween até que tem a sua piada, mas vou preferir sempre o Pão por Deus. 
Só mais uma coisinha, porque não trazer o dia de Acção de Graças para cá, esse envolve Black Friday e comida da boa. 

2 comentários:

Carolina. disse...

Quando era mais pequenina, na zona onde vivia, pedimos doces de porta em porta mascarados e ganhávamos imensas coisas e os miúdos que lá vivem agora continuam a fazer o mesmo com os amiguinhos. Mas nunca houve problemas desse tipo. Acho que é uma questão de educação e bom senso, não faz sentido generalizar :) Eu própria não sou grande fã de Halloween mas reconheço que há sítios em Portugal onde é bem feito e acaba por ser giro para as crianças!

Melanie Moreira disse...

O caso americano é sempre bom! Eu adoro como eles vivem o Halloween!!

Beijinhos
That Girl