25 antes dos 25 - Lições de vida

- Sê por ti e não pelos outros -

Não te tornes em algo que não és, se as pessoas não gostam de ti o mal é delas e não teu. Já deixei amizades para trás pois queriam mudar a minha personalidade de modo a "agradar-lhes". Crescemos e mudamos muitas vezes mas na verdade somos nós que sabemos o que é melhor para nós, é simples, temos de escolher um caminho e ser fiel a ele. 
(Agradeçam à Izzie pela última parte)

- Qualidade em vez de quantidade - 
Isto pode ser em relação às pessoas como aos materiais. Menos é melhor, menos é simples e menos é sempre mais. 

- Cuidado com quem desabafas -
Vais percebendo com o tempo que nem todos os teus amigos são de confiança. Vais manter certas amizades por manter e elas vão cair em esquecimento mas haverá sempre aquelas que poderás contar com elas e elas vão estar lá sempre para ti. Cuida dessas amizades. Em caso de dúvida - Fala com todos e não confies em nenhum.

- Não gastes mais do que podes - 
Já a minha avó o diz - Quem não tem dinheiro não tem vícios - e é bem verdade. Controla os teus gastos e não faças dívidas. Pensa sempre se é necessário se não for, não gastes o teu dinheiro em algo supérfluo. Ok, há dias em que te podes mimar, mas pensa muito bem antes de o fazeres.

- Se te comprometeste é para fazeres -
Lá diz o ditado - Não fujas com o rabo à seringa. Cumpre com a tua palavra mesmo que os outros não o façam contigo. Meteste uma ideia na cabeça é para a fazeres. Não deixes pela metade o que podes fazer por inteiro. 

- Entrega-te de corpo e alma a um novo projecto -
Seja um novo trabalho ou relacionamento, vive a experiência ao máximo. Dá o melhor de ti e faz tudo o que há para fazer e mostra-te prestável. Mesmo que a coisa corra mal, sabes que deste sempre o teu melhor e ergue sempre a cabeça. Em frente é que é o caminho.

- Se achas que ele não é a pessoa certa, não arrastes mais -
Amigas do meu coração, sei que vocês têm medo de ficar sozinhas, mas ficar com um gajo que só vos faz mal, é estúpido. Pensem em vocês. Se o relacionamento já não dá, acabem de vez. Ah mas ele gosta de mim, mas eu já não gosto dele mas sei que não vou encontrar mais ninguém - Não caiam na asneira de acordarem com 50 anos e aperceberem-se da merda que fizeram. Sejam felizes acima de tudo e não fiquem presas porque têm medo de ficar sozinhas. Sim, é fácil falar, mas acreditem que há coisas bem piores... Vocês não estão sozinhas! Existe a família e aquelas amigas que vos adoram. 

- Não há hora certa para mudar de casa -
Já tens idade para teres uma casa - Sim, eu sei, mas não tenho os meios. Não coloquem pressão nas coisas, uma pessoa só muda de casa quando tiver meios e os pais adoram-nos ter por perto.


- Apressar nem sempre ajuda -
Se namoras há 2 semanas não te ponhas a dizer amo-te. Se namoras há 6 meses não te ponhas com ideias de casamento e filhos. Calma! Não ponhas a carroça à frente dos bois. Não tenhas pressa de crescer, vive cada coisa ao seu tempo e não em 2 dias. Pensa assim, para se fazer um bom bolo é preciso ter-se todos os ingredientes e depois é que vai à cozedura. Deixa as coisas envolverem-se e depois deixa cozer com calma. 

- Não te esqueças de fazer Check-ups -
Tem cuidado com a tua saúde. Faz análises ao sangue. Vai ao dentista e deixa de ter medo. Cuida de ti, porque mais ninguém o poderá fazer.

- Escolhe bem as tuas batalhas -
Não gastes o teu tempo com tretas, se alguém anda a pôr veneno na tua vida, deixa-a meter. Neste tipo de situações o desprezo é a melhor solução. Se achas que ele é um rapaz que vale a pena, atira-te de cabeça. Se achas que mereces aquele emprego, luta. Não o deixes de o fazer por medo, o não está garantido. 

- Mantêm contacto com quem importa -
Deixa as amizades tóxicas de vez e empenha-te nas que valem totalmente a pena. Amigas são aquelas que estão sempre contigo e não quando precisam de ti. Amigas são aquelas que aparecem à tua porta quando sabem que estás mal. Amigas são aquelas que querem o teu bem. Acredita, se tens uma amiga que só sabe falar dela, que só te liga quando precisa e ainda te envergonha com intenção, está na hora de bye bye bitch.

- Aproveita cada momento -
Cada vitória merece uma comemoração. Hoje podes estar bem e amanhã ter um dia horrível. Dá graças, aceita os desafios e festeja. 

- Educa-te -
Tira um curso de línguas, participa em Workshops, aprende a tocar um instrumento, aprende a cozinhar mas acima de tudo aprende coisas novas. Vê mais filmes, vê documentários, lê coisas que valham a pena. Tenho uma amiga que aprendeu ponto cruz recentemente e eu meti na cabeça que ia aprender a fazer macarons e já aprendi. 


- Alimenta-te bem e trata de ti -
O chocolate é bom mas vai parar às ancas. Brinca com a comida e come bem e regularmente. Podes ceder a tentações mas fá-las muito ao de leve. Mima-te, um spa caseiro não faz mal a ninguém e ajuda a relaxar após um dia longo de trabalho. Aproveita o fim-de-semana para namorar ou para ver as tuas séries favoritas.

- Desafia-te -
Ficar sempre na zona de conforto é bom mas com o tempo é bom pôr alguma adrenalina na tua vida. Eu e Raquel fomos andar à dias num carrossel e eu não gosto muito disso mas desafiei-me a ir. Adorei aquilo. Desafia-te a fazer o que não queres ou o que tens medo. 

- Pensa em abrir uma conta poupança -
As coisas não estão fáceis, por isso começa a pensar no futuro. Pensa em projectos que queiras realizar no futuro - Viajar, investir num carro ou casa - poupar ajuda imenso e abrir uma conta a juros, acreditem que vale a pena.

- Não te exponhas nas redes sociais -
O teu bem-estar é só teu e o que tu fazes só a ti te diz respeito. Se estás triste com a vida não o exponhas no Facebook, há pessoas más que querem a tua infelicidade. Este blog é meu e são poucas as pessoas que sabem dele. Tenho aqui a minha vida, nem sempre detalhada, mas é demasiado pessoal para expor a minha cara. 

- Ouve quem te rodeia -
Tudo o que os meus avós dizem para mim é sagrado. Cada história que eles me contam para mim é um conselho. Os mais velhos sabem do que falam pois já passaram por isso. Ouve sempre quem tem mais experiência e deixa de lado as opiniões daqueles que se acham sabichões. Ouve os mais velhos. O último conselho que o meu tio Martinho me deu foi para mim uma chamada de atenção e terei sempre esse seu último pensamento na minha cabeça. 

- Retribui o gesto  e 
Deixa que te ajudem
-
Ajudar não custa nada, mas ajudar aqueles que te amam sabe ainda melhor. Podes sempre ajudar uma instituição, doa roupa, brinquedos ou até mesmo livros. Quando menos esperares estará alguém ao teu lado a sarar as feridas, aproveita e deixa que te ajudem. Ajudar os outros é bom, mas ser recompensada por isso é muito melhor. 

- Não peças desculpa quando tens a razão do teu lado -
Tenho a mania de pedir desculpa sempre! Sim, até mesmo quando estou certa. É-me difícil mas acabei por perceber que tinha de mudar e aos poucos vou lá. É certo que há pessoal que acha que eu tenho obrigação de pedir quando estou certa, e quando não o faço ficam chateadas. Oh moça, é para o lado que durmo melhor. Estás mal? Muda-te. 

- Mexe-te -
Parar é morrer. O exercício físico faz bem e dá energia. Não arranjes desculpas esfarrapadas. O teu corpo e a tua mente precisam de movimento. Queres chegar a velha cheia de dores? 

- Não há limite de idade para novas amizades -
A prova está na minha amizade com a Raquel. Ela é a minha companheira do ginásio e conhecia com 25 anos. Temos sempre aquele pensamento que só fazemos amizades na infância e na adolescência mas somos surpreendidas na idade adulta, pois surgem novas pessoas e acreditem, por vezes são bem melhores que aquelas amizades que guardas da primária.

- Confiança é a palavra - chave - 
Não ligues ao que os outros dizem e não te deixes abalar pelos pensamentos maldosos. Confia em ti e demonstra que és a melhor no que fazes. Ah e os rapazes gostam disso ;) 


- Não deixes que ninguém te estrague a tua felicidade -
Assim me despeço destas lições de vida, acreditem no que eu escrevi aqui pois foi escrito com a intuição de vos ajudar. 25 anos é muito tempo e com eles passei por muito. Passei por coisas boas, outras nem por isso. Vivam à vossa maneira e não se arrependam de nada. A vida é tua e só a ti te diz respeito. 

3 comentários:

FME disse...

Concordo com todos os 25 pontos. E nisto meto-me a pensar q parece q foi há bué q tive 25... Mas ainda só tenho 27 :|

Melanie Moreira disse...

Adorei todos os pontos que colocaste aqui! É bom lermos isto de vez em quando!

Beijinhos
That Girl

Dan disse...

Conselhos muito bons. :) Temos a mesma idade e identifico-me com muita coisa.