Pedaços de mim #50



Nunca pensei que este momento alguma vez chegasse mas...

A Tim entra no ginásio.
Instrutora: Sabias que há uma Tim que nos taga em alguns post's do Facebook?
Outra instrutora: Não reparei.
Instrutora: Não sei quem é a Tim...
A Tim fica com cara de pânico e diz: Boa tarde!
Outra instrutora: Não desconfias de quem seja? Olá Tim, vais fazer Bodyvive?
Tim com os nervos à flor da pele: Sim sim...
Elas abrem a página do blogue, a Tim traz vestida a uma t-shirt que aparece no blogue. As instrutoras começam a rir com o blogue e o que é a Tim faz? Vai para ao pé delas e diz: Até que a moça tem piada.
Ambas: Por acaso até têm, mas quem será?

Je suis futu

Youtube - É do Babado




Evelyn Regly, conheces? Não conheces? Então vais passar a conhecer. 
Este foi o seu 1º vídeo.  Temos que admitir, ela diz grandes verdades. Mas quem é que vai ao Rock in Rio de saltos altos? Ao que parece agarrou no telemóvel e gravou o vídeo ainda no recinto.


O canal nasceu no dia 7 de Agosto de 2006. Têm quase uma década, mas o humor de Evelyn tem melhorado a olhos vistos. Diz tudo o que tem a dizer e diz que eh tudo vaca - a sua frase cliché. Os temas dos vídeos são diversificados: beleza, viagens, situações do dia-a-dia etc...



É licenciada em Sistemas para Internet e é webmaster de outros blogues de sucesso. Aos 15 anos pediu um computador e desde ai não parou.
Todos os domingos, Evelyn lança os "Babados da vida". Alguns dos temas da rubrica são inspirados em comentários dos seus fãs. 



 A frase #Ehtudovaca faz furor nas redes sociais. Evelyn aproveitou e fez uma parceria com a loja Use Huck (apresentador Luciano Huck) e criaram uma t-shirt que está à venda, a parte da Evelyn é doada à instituição Make a Wish Brasil.

Então o que acham? É para seguir?

O que é bom é para se ver #17


Paper Towns
Classificação do IMDB - 6.8
Ano - 2015


Sabem quando vocês lêem um livro e adoram. Depois sai o filme e vocês pensam - C'um caneco deve estar brutal. Este não é o caso. 
Odiei o fim. Odiei ainda mais a Margo. Tive pena do Quentin.
Falta qualquer coisa ao filme, MAS, há partes do filme que estão tão reais que valem a pena. 
Se puderem leiam o livro, conselho de amiga.

O que é bom é para se ver #16



Me and Earl and the Dying Girl
Classificação IMDB - 8.1 
Ano - 2015

Começo por dizer que não é uma história de amor.
Greg é um rapaz sossegado que gosta de fazer filmes com o seu companheiro Earl. Greg mantêm um estatuto social de maneira a não arranjar problemas e de maneira a passar-se despercebido.
Um dia a mãe de Greg diz para ir ver a Rachel, pois foi-lhe diagnosticada Leucemia. Acontece que Greg não é amigo de Rachel.

Não vou contar mais, pois seria dar spoilers. Tenho a dizer que adoro este tipo de filmes. Adorei os pequenos filmes que eles realizam e a estranha personalidade de Greg.


 

Ler faz bem #41




UTOPIA(S) é uma inovadora e diferenciada coletânea de poesia e texto poético que inclui 70 autores da Lusofonia.
Tem coordenação literária de Célia Cadete e de Ângelo Rodrigues.
É uma produção literária da SINAPIS editores e tem como grande objetivo fazer a apologia da nossa
grandiosa Língua bem como dar a conhecer e promover os nossos poetas da Lusofonia.

Uma produção da SINAPIS editores
(Grupo Editorial Alêtheia)
A marca da Literatura!
Fazemos livro com paixão e profissionalismo.

Rituais de Beleza - Dicas à la Tim #3


Depois de um bom banho o que uma mulher quer é um bom creme para hidratar. Mas um bom creme não deve só hidratar, deve trazer consigo um bom odor. Este creme da Dove é o que tenho usado ultimamente e dele só posso dizer maravilhas. Hidrata, deixa a pele macia e o cheiro que fica na pele não enjoa.  Adquiri este creme numa promoção do Continente. Trazia uma bolsa, um gel de banho, um creme e um desodorizante, tudo isto por 5 euros. Fiquei fã, pois sofro de pele seca e este creme conseguiu pôr-me a pele "fofinha e cheirosa".  Só há um pequeno senão, o preço. Sozinho o creme custa cerca de 5 euros e é de 250ml. A qualidade é 5 estrelas, é pena o preço também ser 5 euros.



Outro creme/gel que comprei foi é gel anti-celulítico da marca Bonté (Minipreço). Mas porque raio a Tim foi comprar um creme desses?  Já está mais do que na hora - lá fui eu gastar 3 euros. Todas nós temos celulite, sim todas nós... ide mentir à esquina.

O gel é super fresco, cheira a menta e tem 2 funções: Remover a celulite e desentupir o nariz. 
Se faz alguma coisa? Já comecei a ver resultados, mas tenho treinado muito e tenho bebido muita água (cerca de 2 litros por dia). Depois de um bom treino e de um bom banho o creme sabe que nem maravilhas. 


E vocês, usam algum creme?


Outono deve ser a minha estação do ano preferida.
(estes ténis já foram para o lixo :x)

Feira da Tim #5

8 Euros com portes incluídos

8 Euros com portes incluídos

8 Euros com portes incluídos

6 Euros com portes incluídos

6 Euros com portes incluídos

Youtube - Desbocada

Se conhecem a Kéfera, também conhecem a sua grande amiga Bruna Louise.
Então não é que a Bruna criou um canal no Youtube? Desbocada é o seu nome.



Começou a gravar vídeos em Julho de 2015 e já conta com mais de 500 mil inscritos. 


Querem saber outra coisa, a Desbocada também sabe cozinhar e a sua 1ª receita é portuguesa! Caldo verde! Yeah!

Ler faz bem #40

Novidades de Setembro – Bizâncio


Título: Khadija, A Mulher de Maomé - As Mulheres do Islão - Volume 1
Autor: Marek Halter
Código de Barras: 9 789 725 305 614
Págs.: 336
Preço: Euros 15,09 / 16,00
Colecção: Ilhas Encantadas
Romance

O nascimento do Islão começa por ser a história de uma mulher, Khadija. A primeira mulher do profeta, a mulher que o amava quando ele era apenas um jovem caravanista.
Viúva, bela e rica, Khadija tem de voltar a casar-se para manter o seu lugar na sociedade muito masculina de Meca. Contra toda a expectativa, escolhe um homem pobre, Muhammad ibn ‘Abdallâh. Durante dez anos de felicidade, impõe Muhammad aos poderosos clãs de Meca e forma com ele um casal excepcional, modelo de sabedoria e de moderação.

Durante toda a sua vida Maomé apoiou-se em três figuras eternas da feminilidade: a mãe, a guerreira e a confidente.

Se Khadija não tivesse dito: «Eu acredito», a aventura muçulmana não teria nunca começado. Sem a sua filha mais nova, Fatima, guerreira intransigente, Muhammad não teria conseguido impor o Islão na península arábica. E se Aicha, sua última mulher, não tivesse fielmente transcrito as suas palavras, não conheceríamos o Corão.

As Mulheres do Islão: A nova grande epopeia de Marek Halter 


Título: A Última Noite de um Tirano
Autor: Yasmina Khadra
Código de Barras: 9 789 725 305 638
Págs.: 176
Preço: Euros 11,32 / 12,00
Colecção: Montanha Mágica
Romance

Uma personalidade como Khadafi não poderia deixar indiferente Yasmina Khadra.

Neste seu novo romance, o autor de, entre outros, «As Andorinhas de Cabul», «O Atentado» e «As Sirenes de Bagdade», trilogia consagrada ao diálogo de surdos entre Oriente e Ocidente, traz-nos as últimas horas de um ditador.

Com este mergulho vertiginoso na mente de um tirano sanguinário e megalómano, Yasminha Khadra traça o retrato universal de todos os ditadores depostos.

Reimpressão (com alteração de preço)

Título: O Que o Dia Deve à noite
Autor: Yasmina Khadra
Código de Barras: 
9 789 725 304 174
Págs.: 352
Preço: Euros 11,79 / 12,50
Colecção: Montanha Mágica
Romance
«O meu tio dizia-me: ‘Se uma mulher te amar, e se tiveres a presença de espírito para avaliar a extensão desse privilégio, nenhuma divindade te chegará aos calcanhares.’ Orão sustinha a respiração nessa Primavera de 1962. (…) Eu procurava Émilie. Tinha medo por ela. Tinha necessidade dela. Amava-a e regressava para lho provar. Sentia-me capaz de enfrentar furacões, trovões, todos os anátemas e as misérias do mundo inteiro.»


Yasmina Khadra oferece-nos neste livro um grande romance da Argélia colonial (entre 1936 e 1962) — uma Argélia torrencial, apaixonada e dolorosa — e lança uma nova luz, numa escrita soberba e com a generosidade que se lhe reconhece, sobre a separação atroz de duas comunidades apaixonadas por um mesmo país.

Outras Reimpressões


Título: O Cerco de Leninegrado
Autor: Michael Jones
Código de Barras: 9 789 725 305 379

O cerco de Leninegrado foi a tentativa de Hitler de erradicar pela fome a população de uma cidade inteira.
Michael Jones teve acesso ao espólio de diários, poemas e pinturas feitos durante o cerco, falou com sobreviventes e traz-nos um relato de viva voz da extrema crueldade e da suprema bondade que se revelam quando a vida de todos os dias mergulha no mais absoluto horror.






Título: O Eterno Retorno do Fascismo
Autor: Rob Riemen
Código de Barras: 9 789 725 305 010
O que caracteriza e define o fascismo?
De que diferentes máscaras se reveste de um país para outro?
Porque podemos afirmar que está hoje de regresso à Europa?
Em que medida é a expressão de uma profunda crise da civilização?
Neste pequeno ensaio Rob Riemen, apoiado nas reflexões de grandes pensadores europeus, ajuda-nos a compreender (e a combater) melhor o fascismo, um mal dos nossos dias.










Com a parceria

15 coisas que aprendi com How i met your mother

Faz hoje 10 anos que o 1º episódio desta série foi ao ar. Não precisei de muito tempo para perceber que esta série seria a minha preferida. Apesar do último episódio ter sido um massacre, até que já aprendi a gostar dele. Qual é a minha personagem favorita? Não sei se diga. Ao longo destes 10 anos, How i met your mother ensinou-me muito e hoje partilho com vocês as lições que aprendi com o Gang.






1. Nada de bom acontece depois das 2 da manhã - É a mais pura das verdades. Se vais sair à noite o melhor a fazer é teres cuidado, depois das 2 tudo pode acontecer. Já fui vítima dessa lição. Ir para casa é o melhor remédio. Desligar o telemóvel também ajuda;





2. Nem tudo o que desejas, acontece - Não deves ficar triste por algo que correu mal, deves seguir em frente, por muito que te custe. O Ted conseguiu ultrapassar muitas separações, até o Marshall conseguiu seguir em frente;


3. Não deves ter vergonha de mostrar os teus sentimentos e não deves deixar nada por dizer - Esta regra aplica-se a tudo. Já imaginaste o peso da tua consciência daqui a uns anos? Será que o devia ter feito?
Não penses, faz;


4. O tempo não pára, aproveita bem. O Gang mostram-nos em várias situações que bons momentos podem acontecer em qualquer altura e que cada dia deve ser memorável;


5. Não deves ficar presa ao passado - Como o Barney costuma dizer o novo é sempre melhor;


6. Nunca serás demasiado velha para a brincadeira - Serás sempre uma criança, seja a pregar partidas ou a jogar Singstar. O Barney joga LaserTag já eu, canto e danço no meio da rua;


7. Nunca desistas do amor - Acredita sempre, ele anda por ai;


8. Os grandes amigos não têm medo de te dizer umas grandes verdades - A Lily e o Marshall são adeptos dos sermões. Mas acho que o melhor da série, eram mesmo as intervenções;


9. Haverá amizades que irás querer guardar para o resto da tua vida - Quem não gostaria de ter este Gang como amigos? As amizades são para ser preservadas, pois eles vão sempre estar lá nos bons e nos maus momentos;


10. Os nossos amigos sabem todos os nossos segredos, mesmo aqueles tu achas que não sabem - Everybody come and play. Throw every last care away. Let's go to the mall...Today!


11. Se tiver que acontecer, acontece - Não deves querer tudo à pressa. Cada coisa a seu tempo;


12. Se és a única solteira do grupo, não desanimes - Olha para o Ted Mosby, ele nunca desanimou. E a Robin? E o Barney? Já o Marshall...;


13. Não fiques com alguém só porque coiso - Se estás com a pessoa porque ela gosta de ti mas tu não gostas dela, mas tu não queres ficar sozinha. Pensa lá bem, achas mesmo que essa relação tem futuro? A Tracy não teve medo e disse não ao pedido de casamento deste moço;


14. Nunca te esqueças de quem te apoia - E de preferência, agradece no fim;


15. Procura alguém que ame os teus defeitos e não a que os odeia.


Bónus



As crianças são a coisa mais fofa deste mundo.

10 frases que uma mulher diz quando está menstruada

1. Estou tão inchada que pareço um animal de grande porte;
2. É nestas alturas que gostava de ter uma Pila;


3. Os meus ovários estão em festa e nem sequer me convidam;
4. Apetece-me comer alguma coisa - A despensa fica vazia;


5. Põe-te no caralho! Oh desculpa, não foi por mal;
6. Vê se tenho alguma coisa nas calças;


7. Adoro leggings e calças de fato de treino! E pijamas? Nestas alturas até ia assim para a rua;
8. Esta cena está a correr bué mais parecerem as cataratas do Niágara;
9.  Não tenho a culpa de estar com o período, ok? 



 10. The Menstruation is coming!

Tag - Certified Bookaholic

                            

A C mandou-me esta Tag. Gosto bué de Tag's. Vamos lá responder a esta Tag. Queres a Tag? Então é tua! Mas antes lê as minhas respostas sff, porque isto dá trabalho.
  1. O primeiro livro/colecção que te vem à cabeça 
  2. Um livro que dizes a todos para não ler 
  3. O livro mais caro e o livro mais barato que tens (oferecidos não contam) 
  4. Conto de fadas favorito 
  5. Top 3 das tuas personagens favoritas (sejam principais ou não) 
  6. Top 3 das personagens que menos gostaste (sejam principais ou não) 
  7. Top 3 de lugares que existem só em livros que gostarias de visitar 
  8. Uma personagem que trarias à vida real 
  9. Um livro que te fez feliz 
  10. Um livro que te fez chorar 
  11. Um livro que te fez pensar 
  12. Um livro que te fez rir 
  13. Pior adaptação cinematográfica de um livro 
  14. Livro(s) que vais ter que reler 
  15. Um livro que te vez voltar uma página atrás devido ao choque 
  16. Um livro que aches que esteja incompleto 
  17. Um livro com um final inesperado 
  18. Um livro que terminou num cliffhanger 
  19. Um livro com um final de arrancar cabelos 
  20. Uma citação importante 
  21. Uma música perfeita para ler 
   The End

1. O primeiro livro/colecção que te vem à cabeça 
Harry Potter e Crepúsculo. Harry Potter pela sua magia e porque me acompanhou durante toda a minha adolescência. Crepúsculo porque foi a 1ª colecção que consegui ler até ao fim.

2. Um livro que dizes a todos para não ler
"Prometo Falhar" de Pedro Chagas Freitas. Todos pensam que o livro conta uma história, também cai nesse erro. São textos que ele escreveu... alguns são bonitos, mas chega ao ponto de enjoar. Aquele livro é bom para quem acredita em amor à 1ª vista.

3. O livro mais caro e o livro mais barato que tens (oferecidos não contam)
O livro mais caro foi "Sous ton regard" de Laurence Lemarchal (cerca de 18€) e o mais barato foi  3 euros "A Rapariga de Ideia Fixa"de Abby Lee. 

4. Conto de fadas favorito
Sei que não é bem um conto de fadas, mas adoro a Mulan. 

5. Top 3 das tuas personagens favoritas (sejam principais ou não) 
Ellie Kolstakis do livro Virgem - Aquela moça é um máximo.
Alasca do Livro Á procura de Alaska.
Hermione Granger - Dispensa apresentações.

6. Top 3 das personagens que menos gostaste (sejam principais ou não) 
Megan do livro A Rapariga no Comboio - No fim só já a queria ver morta, mas que sonsa. Nunca está satisfeita, é mesmo do tipo "faz tu".
Jack do livro Virgem - Homens que nos fazem de parva é melhor saírem da minha beira. 
A do livro A cada dia - Estou na dúvida, não sei se odeie A ou se odeie mesmo o autor.

7. Top 3 de lugares que existem só em livros que gostarias de visitar
Hogwarts
É difícil pois os livros que costumo ler falam de lugares que já existem xD

8. Uma personagem que trarias à vida real
O casal sensação da Culpa é das Estrelas. 

9. Um livro que te fez feliz
The help - Kathryn Stockett

10. Um livro que te fez chorar "Sous ton regard" de Laurence Lemarchal e o Ladrão de Sombras de Marc Levy

11. Um livro que te fez pensar 
Veroika decide morrer - Paulo Coelho


12. Um livro que te fez rir 
Virgem - Radhika Sanghani


13. Pior adaptação cinematográfica de um livro 
Crepúsculo, Lua nova, Eclipse e Amanhecer...

14. Livro(s) que vais ter que reler 
The help - Kathryn Stockett entre outros...

15. Um livro que te vez voltar uma página atrás devido ao choque 
Veronika decide morrer -  Paulo Coelho

16. Um livro que aches que esteja incompleto 
Virgem - Radhika Sanghani

17. Um livro com um final inesperado 
Veronika decide morrer -  Paulo Coelho

18. Um livro que terminou num cliffhanger 
Não tenho.


19. Um livro com um final de arrancar cabelos
Segredos de Paris - Luanne Rice

20. Uma citação importante












21. Uma música perfeita para ler

Albuns
Rockeferry Deluxe Edition da Duffy
Monotonia da Clarice Falcão 

Músicas
Maria Gadú - "Quase sem querer
Hilary Duff - Tatto 

The End

Pedaços de mim #49


Venho por este meio pedir a vossa opinião sobre estes sapatos. 
Não são meus, são da minha mãe. Eu acho-os horríveis mas ela teima em dizer que são giros. E vocês o que acham? Podem ser sinceros, ela não leva a mal. 
(ela está à espera da vossa opinião)

Dia internacional do Linfoma


Em 2011 esta doença veio fazer uma visita cá a casa. 
Vejam o vídeo para perceber do que se trata.


Vamos apoiar esta causa?

Receitas - Tarte de Natas


Ingredientes:
500ml de leite
4 gemas
6 colheres de sopa de açúcar (só coloco 4)
2 colheres de sopa de Farinha Maizena
Massa quebrada

Preparação:
  • Devem meter os ingredientes directamente na panela, pois no fim terão de cozer o preparado;
  • Separar as claras das gemas e colocar as gemas na panela;
  • Depois colocar o açúcar;
  • Dissolver a farinha Maizena no leite e só depois misturar ao resto;
  • Agora basta ligar o fogão e deixar a mistura cozer até ficar um pouco grosso (nem líquido nem muito grosso).
  • A massa quebrada deve ir ao forno durante 10 minutos ao ponto de ficar pronta a receber a cobertura;
  • Colocar a mistura na base e levar ao forno durante aproximadamente 45 minutos à temperatura 180º .

Opções: Enquanto aquecem o preparado podem pôr uma rodela de limão para dar um gostinho à tarte...

O que é bom é para se ver #15


Para a pessoa que me mandou ver o filme Magic Mike só te tenho a dizer - Mas que merda de filme é aquela?
O filme não tem história nenhuma. Ah e tal ajuda o amigo, ficam bff's por uns tempos o gajo arranja merda e depois o gajo paga pela merda do outro e no final fica sem emprego porque prefere ficar com a irmã do gajo.... 
Filme da treta! 
Quer dizer, só pelo strip já vale a pena, mas com história era mais interessante.
Agora a questão é, devo ou não ver a parte 2?

Feira da Tim #4

6 euros com portes incluídos

8 euros com portes incluídos

 3 euros cada ou 7,50 pelos 3 com portes incluídos

3 euros cada 5 euros as duas

15 euros com portes incluídos

6 euros com portes incluídos

Em todas as compras, darei um vale de 10€ da C&A.
Oferta válida até dia 17/09

Mais um episódio cá de casa #16



Como eu vou ao pão/deitar o lixo fora/buscar o correio...


Como vai a minha vizinha...

Opinião da Tim - Os jovens de Hoje

Não tenho por hábito ver os programas da manhã. Cada vez que ligo a TV apanho sempre um parvo qualquer a dizer coisas que preferia que o meu inconsciente não decora-se - O tamanho do pénis é genético. - Mas hoje foi diferente.
Estava no sofá a tomar o pequeno-almoço, quando vejo no Você na Tv 2 jovens aos gritos - Oi? Tenho que por isto para trás. - Assim o fiz e perdi minutos a ver aquela espécie de feira televisiva. 
O "Dr." Quintino Aires disse que a geração de há 10/15 atrás sofreu várias transformações, mas que desconhece a razão para tal acontecimento. Ora eu digo-lhe, e olhe que não sou psicóloga, os reality shows vieram mostrar que todos nós podemos ser DIVAS! E sabe o que veio juntar-se à festa? As redes sociais. 
Verdade seja dita, o Youtube está cheio de jovens que pensam ter razão e que acham ser os donos do mundo, mas não o são. Os jovens de hoje testam tudo. E como podem ver no programa, um dos jovens anunciou no Facebook o seu suicídio. O que é que aconteceu? Ligaram para a polícia a denunciar o caso. O jovem o que queria era protagonismo, e não é que o teve? 
No caso do outro jovem - não decorei os nomes, e não estou para isso - ele usou as redes sociais para expor a sua bissexualidade, e que os jovens devem ter coragem de contar aos seus familiares, por muito que custe. 
Mas voltemos ao primeiro jovem. O paleio daquele rapaz deu-me cabo dos nervos. Ah tenho Facebook... Escrevo o que quero....Não estudo...Faço desafios parvos...Os meus pais não têm Facebook, não sabem das figuras que faço... Tenho 19 anos e quero ser actor. Vejam o vídeo e percebem logo que o rapaz não mede as consequências dos seus actos. Os jovens de hoje não medem as consequências e não têm medo de nada. São miúdos com as línguas afiadas. 
A televisão mostra aquilo que eles tanto sonham - Protagonismo, fama e dinheiro. - Há pessoas que sabem que os reality shows são a maior bimbise de sempre e riem-se com aquilo, mas há muita boa gente que acha que aquilo é um meio para alcançar a fama.


Esta geração é a geração mais preguiçosa, a mais infantil e a mais burra de sempre.  Ah não é bem assim - Não? A turma do meu irmão era uma das mais problemáticas da escola e mais das vezes iam todos para a direcção... Mas sabem uma coisa, estes miúdos filmaram as aulas, e sabem onde foram parar os vídeos? No Facebook! Eles pensam que, como o ano lectivo acabou não lhes acontece nada. Burros! Ia-me esquecendo - Um moço da turma do meu irmão chegou a morder os colegas - Isto é ser animal! Ah! Chegaram a levar cobras num Tupperware e mostraram à Dt.
Não vou falar das notas, mas as atitudes dos miúdos era 5 estrelas.


Outros exemplos: de certeza que conhecem a Diana Pereira e de certeza que se lembram daqueles miúdos a baterem no moço entre outros casos.

Mais das vezes, os professores já diziam - se não querem assistir à aula, podem ir embora - Sabem quantos ficavam? Meia dúzia. Os pais eram chamados e acham que iam lá? Não, a desculpa era a falta de tempo. 
Quando um dos colegas de turma do meu irmão ia para a rua havia palmas e gritos. Ora bem, se aplaudem é porque acham que é bonito. De bonito não tem nada. 
De certeza que se lembram de familiares dos concorrentes do Secret Story a aplaudir os filhos... depois de mostrarem imagens dos seus ricos filhos estarem a pinar forte e feio.

O "Dr." Quintino Aires diz que os pais devem ter mão nos filhos, e têm a sua razão. Acontece que há pais que não sabem educar. Basta 5 minutos e uma boa conversa para abrir os olhos ao seu educando. BASTA CONVERSAR!

Calma, cada um faz o que quer com a sua vida. No entanto, só acho que há limites. Pronto tenho dito!

P.s:. Caros amigos e amigas que querem ser pais - Arranjem tempo para os filhos e façam o favor de ter cuidado, não comprem os vossos filhos com brinquedos ou com as últimas tecnologias. 



Dicas à la Tim #3


Visitem o Bazar da Francisca, até o meu irmão ficou fã.

Pedaços de mim #48


Sou transmontana, não tenho vergonha de o dizer. Nasci em Mirandela mas vivo em Lisboa. Parti para a capital tinha ainda meses de idade. São muitos os que pensam que sou Lisboeta e acho isso um máximo. Muitas vezes perguntam se não tenho sotaque ou se não tenho dizeres estranhos. Não tenho sotaque por muita pena minha... Mas há palavras transmontanas que digo frequentemente. 
Sou mirandelense de alma e de coração. Adoro a terra quente para não falar da comida.


Sou do tempo em que a viagem durava 8 horas. Estar sentada durante este tempo todo faz doer o rabo, para não falar do aborrecimento. Sou do tempo das cassetes, era chato estar a virá-las e trocá-las para não falar dos sons estranhos que as cassetes ganhavam (se o carro tivesse um pequeno soluço, o som ficava registado). Chegávamos a parar para almoçar e as idas à casa de banho eram numerosas. Os quilómetros eram muitos, as auto-estradas não eram assim tão rápidas e as estradas nacionais eram a aula de geografia que tanto adorava. 


São estas paisagens que me acalmam. São estas pequenas coisas que me alegram. A viagem é longa mas ninguém nos tira a tristeza de partir e a alegria de chegar.


Quando o verão chega o meu pensamento imediato é - O último fim de semana de Agosto - Marco logo na agenda e já está. A festa da aldeia do meu pai é a festa da minha infância e é a minha festa de verão. Não quero saber de Seven's, nem de Urban's, mas não me importo dos arraiais de Sto António. 
Quem me tira esta festa tira-me tudo. O ano passado não fui... Estava a trabalhar...



A festa começa à Sexta, mas é ao Sábado que tudo acontece. A procissão começa com o lançamento de um foguete e depois é esperar que ela chegue à barragem e respirar bem fundo, pois o pior é subir o monte. (nós esperamos pela procissão na barragem, mas ela começa na aldeia)
Ouve-se o sermão e dá-se a esmola. Antes até se parava a procissão e as pessoas metiam a nota com um alfinete, para todo o povo ver. Felizmente esse hábito acabou, pois os padres dizem sempre que não é obrigatório dar e que se deve dar de boa vontade e nunca para se mostrar o quanto se têm.


Depois da procissão há o conhecido frango. Tão mas tão bom que a minha prima está de parabéns pelo molho. Também há o hábito das grandes famílias se reunirem à volta do santuário com as suas merendas e por lá ficam até de madrugada. Ainda me lembro de lá comer pastéis de bacalhau.
Depois de jantar em casa, o pessoal dá uns passos de dança e espera ansiosamente pelo fogo de artifício que antes era à meia-noite mas que agora é a 01h30. Mas vale sempre a pena esperar pois o fogo é de 30 minutos... E ainda se ouvem frases do tipo - A santa não come nem bebe, gasta-se o dinheiro em fogo. Olha o nosso dinheiro a arder... Entre outras.



Bónus - Há coisas que nunca acabam, frases engraçadas, desenhos quase artísticos e depois há aquelas pessoas que colocam os seus números de telemóvel na esperança de encontrarem o seu grande e verdadeiro amor.